É comum subestimar o cuidado com os olhos e deixar de ir ao oftalmologista mesmo quando sintomas diferentes aparecem. Entretanto, é importante lembrar que várias doenças oculares têm prevenção e basta consultar com um especialista de confiança para que o acompanhamento seja feito da melhor maneira. Lembrando que usar colírios sem prescrição médica e fazer óculos de grau sem consultar um oftalmologista são erros que podem resultar em problemas graves na visão.
Saiba que manter uma alimentação saudável e monitorar doenças como diabetes e hipertensão são outras maneiras de cuidar da saúde dos olhos.
Astigmatismo
Uma córnea normal é redonda e lisa, mas a curvatura da córnea das pessoas que possuem astigmatismo é mais ovalada. Isso interfere na maneira como elas enxergam, por isso quem tem essa doença tem a visão embaçada e enxerga uma imagem distorcida. É uma das doenças oculares mais comuns e pode afetar desde crianças até pessoas de idade. Um dos tratamentos é o uso de óculos ou lentes de contato, que evitam enxaquecas e cansaço nos olhos.
Catarata
Quem tem catarata tem a visão embaçada, dificuldade para ler e necessidade de luz para poder enxergar com mais nitidez. É uma das doenças oculares que mais atingem pessoas com mais de 40 anos e pode ser diagnosticada com facilidade desde que a consulta seja feita com um oftalmologista/optometrista qualificado. O tratamento indicado é a cirurgia, que é rápida!
Conjuntivite é uma das doenças oculares mais comuns
A conjuntivite é um processo inflamatório que ocorre na conjuntiva, que consiste em uma membrana que cobre a região branca do olho e a superfície interna das pálpebras. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou alergias. Vermelhidão, coceira e inchaço nas pálpebras são os principais sintomas desta doença. Após o diagnóstico, o tratamento é feito com colírios com antibiótico e compressas de soro fisiológico para limpeza.
Glaucoma
Uma das doenças oculares mais comuns e sérias é o glaucoma. Sem o diagnóstico e tratamento adequados, o paciente pode ficar cego. A doença faz com que ocorram danos irreparáveis no nervo óptico, que é o responsável por levar as informações visuais até o cérebro. O tratamento tem como o objetivo reduzir a pressão nos olhos e isso pode ser feito com medicamentos ou até mesmo cirurgias.
Miopia e hipermetropia
A miopia e a hipermetropia ocorrem porque o comprimento do olho é maior ou menor que o normal. Nesse sentido, a imagem se forma fora da retina e consequentemente as pessoas têm dificuldade para ver.
No caso da miopia, enxergar objetos longe é difícil, e quem tem hipermetropia sente desconforto ao focar imagens muito próximas. São doenças oculares que atingem desde crianças a adultos. O tratamento é feito por meio de óculos, lentes de contato ou cirurgias.
A melhor prevenção é consultar regularmente com um oftalmologista/optometrista e cuidar da saúde dos olhos.